terça-feira, 12 de agosto de 2014

Por que Ágora da Física?

A palavra Ágora (em grego a palavra é ἀγορά, significa assembleia, lugar de reunião, vem de ἀγείρω,reunir) era a praça principal na constituição da pólis, a cidade-Estado na Grécia da Antiguidade clássica.

Normalmente era um espaço livre com edificações, onde os cidadãos costumavam ir, configuradas pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por excelência, da cultura e a política da vida social dos gregos. Estava normalmente rodeada pelos edifícios privados e públicos mais importantes.

É nela que o cidadão grego convive com o outro para comprar coisas nas feiras, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: É portanto, o espaço da cidadania – Fonte: Wikipédia


Partindo dessa ideia, esperamos que de fato esse blog seja uma ágora da física, ou seja, um espaço livre e aberto para discussões e reflexões sobre essa ciência fascinante.

Péricles Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário