sábado, 2 de fevereiro de 2013

A PALAVRA ALUNO E SEU SIGNIFICADO

                        Alguns erros grosseiros se perpetuam ao longo dos dias,quiçá dos anos, em meio a uma geração imediatista e sem espírito crítico que se deixa levar por leviandades  culposas ou dolosas em alguns casos.

                        A palavra ALUNO vem sendo vitima dessa geração e de alguns que até ocupam  posição de destaque em grandes universidades:Professores(mestres e doutores) ,pedagogos e demais estudiosos que caíram nessa superficialidade quanto à etimologia dessa palavra e estes têm espalhado pelos campus Brasil à fora a heresia de dizer que aluno significa "não luz", ou "sem luz", pois, segundo estes "é formada pelo prefixo (a) que significa negação, e pelo elemento luno, adulteração de lumen, luminis, do latim, que significa luz".
                      Erro grosseiro é este, visto que a palavra  já existe em latim muito antes de Cristo (alumnus), e significa, dentre outras idéias: criança de peito (isto é, que mama na mãe), lactente, menino; e, daí: aluno, discípulo. E a etimologia é simplesmente a seguinte: alumnus deriva do verbo alere, em latim, que significa: alimentar, nutrir, crescer, desenvolver, animar, fomentar, criar, sustentar, produzir, fortalecer, etc.
                    Conclui-se portanto, em síntese que aluno não se trata de uma palavra de cunho pejorativo para aquele que recebe tal designação e nem coloca o tal individuo numa situação  inferior ao professor,tão somente nos remete a idéia que este precisa dos cuidados e orientações de seus professores para que possam crescer e desenvolver todas as suas potencialidades e podemos afirmar com segurança. Aluno não quer dizer "sem luz", e sim "lactente", "aquele que está crescendo e sendo nutrido" de conhecimentos que lhe são necessários para que possa exercer de fato sua cidadania .
                                       PROF.: PÉRICLES JOSÉ FERREIRA


FONTES DE PESQUISA




Nenhum comentário:

Postar um comentário