sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ENTENDENDO OS METEOROS



      Desde os primórdios da humanidade e ainda hoje , o céu  tem encantado o ser humano levando-o a contemplá-lo.
    Por certo todos nós em algum momento das nossas vidas , já devemos ter parado e olhado perplexos para o céu admirando a sua beleza e nessa contemplação fomos surpreendidos por um risco brilhante cortando o céu que desapareceu de forma tão rápida como quando apareceu.  
         Se você já passou por esta  experiência com certeza surgiu algumas perguntas em sua mente. O que é? E como se deu tal fenômeno ?
         Esse risco brilhante é um meteoro, e a sua origem bem como sua explicação é o objetivo  proposto para este  trabalho.
        Importante porém, é salientar que meteoro( do grego: metéoros significa coisas do ar ) portanto não se limita a esse risco brilhante no céu , mas se refere a todo fenômeno que ocorre na atmosfera da terra, assim podemos concluir que a chuva , o vento, uma nuvem , um arco-íris e até mesmo um rastro de um meteoróide podem ser denominados meteoros , pois são fenômenos que ocorrem dentro da atmosfera terrestre .Por isso o nome meteorologia , dado à ciência que estuda os fenômenos atmosféricos.
          Muitos nomes são dados a esse meteoro, a  saber  o risco brilhante no céu , dentre eles estão: Meteorito, estrela cadente , estrela fugaz ,estrela filante.
          Viajaremos pois agora ao encontro de conhecimentos que esclareçam as nossas duvidas e nos abram a mente com relação a esse fenômeno fascinante.       
         Conhecido popularmente como estrela cadente, o meteoro é um fenômeno que ocorre quando fragmentos de material sólido como rochas, metais e outros (chamados de meteoróides ) , que vagam pelo espaço em torno do sol em regiões próximas à terra , penetram  na alta atmosfera da terra .O atrito com os gases da alta atmosfera faz com que estas partículas alcancem altíssimas temperaturas e literalmente incendeiem.O rastro luminoso produzido por este processo é o meteoro  que avistamos  aqui do chão , durante a noite .
  O  tamanho dos fragmentos  que dão origem aos meteoros quando entram na atmosfera da terra varia desde alguns milímetros até alguns metros .Os maiores são mais raros e podem atingir a superfície terrestre.
   Em certas épocas do ano podemos observar ao longo de uma noite um numero muito grande de meteoros maior do que podemos ver em uma noite qualquer. Esses eventos  são conhecidos popularmente como chuva de meteoros .
          Uma chuva de meteoros ocorre quando a terra passa por uma região da  sua orbita onde um cometa deixou um rastro de matéria , composto por gases e poeira desprendida do cometa quando este se aproximou do sol .
          As partículas sólidas  desse rastro de matéria , que são varridas  pela terra entram na atmosfera , aumentando consideravelmente  o numero  de meteoros observados do solo.
          È importante esclarecermos que meteoro, meteoróide e meteorito são coisas distintas. Basicamente ,como já dissemos ,meteoróides são fragmentos de corpos celestes que vagam pelo espaço .Meteoro é o fenômeno luminoso provocado pela passagem dos meteoróides que se tornam  incandescentes pelo atrito com as partículas do ar.Isso num contexto mais restrito,pois como havíamos citado acima se analisarmos de forma mais ampla a origem da palavra e seu significado podemos chamar de meteoro a todo e qualquer fenômeno que ocorra na atmosfera terrestre.Para finalizar, meteoritos são meteoróides que resistem à passagem pela atmosfera terrestre e conseguem atingir a superfície do planeta.

                                                                     PÉRICLES J FERREIRA




                                                                            

Um comentário:

  1. AMEI , MUITO BOM PODER TIRAR AS DUVIDAS ,E ESTE BLOG VAI SER UM SUCESSO BJIM .EFI

    ResponderExcluir